
Campo de estudo que inclui História, Filosofia, Sociologia e Psicologia da Educação e outras áreas do saber, que fundamentam a essência da educação e o processo educativo.
Cultura e educação:
antropóloga norte-americana Margareth Mead, analizando a relação entre cultura e educação, distingue três tipos de cultura: a pós-figurativa, a co-figurativa e a pré-figurativa. A primeira designa o tipo de sociedade e de cultura em que as crianças aprendem dos mais idosos, isto é, dos que pertencem a pelo menos duas gerações anteriores. Não há questionamento e o acervo cultural é tido como definitivo. Na segunda, prepondera como modo de aprendizado de crianças e jovens o comportamento dos seus próprios pares. É o caso de filhos de imigrantes, que se orientam menos pelos pais estrangeiros que pelos seus colegas do país ou região para onde emigraram. Na terceira, são os adultos que aprendem com os jovens. 2. Nas sociedades contemporâneas desenvolvidas co-existem os três tipos, mas há uma forte tendência de crescente importância da cultura pré-figurativa. As mudanças constantes da tecnologia e da ciência permitem que gerações mais jovens passem a ter um repositório maior e mais atualizado que as gerações mais antigas. Estas tendem, então, a cuidar mais de ensinar como aprender e não o que aprender. (cf. Duarte, S.Guerra. DBE. 1986)."
Cultura:
"1. Em sentido vulgar e usual, parte mais ""nobre"" ou refinada dos conhecimentos e habilidades dos homens nas ciências, letras e artes. 2. Para as ciências sociais, modo como cada povo vive e age. 3. Conjunto de bens materiais, formas de associação, padrões de comportamento e crenças específicos de cada grupo humano, recebido de seus ancestrais (herança social), inventados pelo grupo ou assimilados de outros grupos humanos. 4.Tudo que é criado pelos homens e que se superpõe ao mundo da natureza. Nesse sentido, a educação formal e informal é a parte da cultura destinada à sua preservação e transmissão às novas gerações. (cf. DUARTE, S.G. DBE, 1986) Veja também o verbete ""Cultura"" no Dic. Houaiss."
Nenhum comentário:
Postar um comentário